Olá Aversos, Hoje no "História por Trás da Data", eu vou falar um pouco sobre o 12 de Junho, o tão famoso dia dos Namorados e como ele surgiu.
O Dia dos Namorados, em alguns países é chamado Dia de São Valentim.
É uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos.
Sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons.
Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro".
ORIGEM
Dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercalia, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza) Também marcava o início oficial da primavera.
NO BRASIL
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Doria trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan "não é só com beijos que se prova o amor".
A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do hemisfério norte, ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre o casal apaixonado.
Nos siga pra ficar por dentro de tudo e um pouco mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário